segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Síndrome de quê?

Sábado à noite, restaurante mexicano. Boa comida, ótimas risadas. Foi quando, entre um taco e outro, minha amiga soltou a seguinte frase: "Eu tenho Síndrome de Pica". O sobe som não passou despercebido por ninguém da mesa. Olhares de espanto, risos contidos... o que fazer? Chegar mais perto, para consolá-la?

Logo pus a mão no bolso! Calma, foi para pegar meu celular e fazer uma busca rápida no google. Lá estava, em diversos sites: Síndrome de Pica (ou simplesmente Pica) - transtorno alimentar que faz a pessoa ter desejo incontrolável de comer coisas não comestíveis. Mais ou menos a história de mulheres grávidas que se deliciam com tijolos.

A Pica é descrita desde a antiguidade., mas ganhou este nome no século XVI. O termo vem do latim, e designa um pássaro que, assim como a minha amiga, come de tudo o que vê pela frente.

Ok, o caso dela não chega este ponto. A síndrome apareceu na infância, com um punhado de terra do quintal de casa, e não atrapalha sua vida nem de a quem está em volta. Tanto que ela fala sobre isso abertamente. Diz, sem medo de ferir a moral e os bons costumes "Eu tenho Síndrome de Pica".

Mesmo assim é bom tomar cuidado, porque nem todos são como a minha amiga. Vai que você encontra uma pessoa na rua, com algum objeto estranho na boca, e resolve perguntar: Ei, você tem Pica?". Se ela for grossa, não vá dizer que não avisei...

7 comentários:

  1. Muito boa essa explicação! quando Criança eu também tinha essa síndrome de Pica!

    Dany Nunes

    ResponderExcluir
  2. FENOMENAL! FENOMENAL! FENOMENAL! hahahahaha
    ADOREI o texto, Mamed!! Mesmo... Parabéns! rs rs rs

    ResponderExcluir
  3. Hahahahaha adorei! Valeu pela explicação, Má. Sempre bom saber pra evitar gafes...bjs.

    ResponderExcluir
  4. Vou tentar fazer mais uns textos engraçados... É difícil, mas um dia eu chego lá!

    ResponderExcluir
  5. Você como sempre, mandou muito bem .
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Acabei de descobrir que quando era criança eu tinha esse síndrome... eu adorava comer tijolo!

    ResponderExcluir