quarta-feira, 10 de agosto de 2011

São Paulo Fashion Thief

Mais um assalto a restaurante em São Paulo. Desta vez, no bairro nobre do Morumbi. A reportagem do jornal diz que "para a polícia, o arrastão é o crime da moda" na cidade. O mesmo jornal noticia outro arrastão, desta vez de meninas menores de 12 anos, na Vila Mariana. Ou seja, a moda dos criminosos também tem um segmento infantil. Em uma cidade como esta, todos seguem tendências.

Interessante notar como esta moda dos criminosos tem uma grande capacidade de, digamos, se reinventar. Nos tempos do bonde, já eram famosos os batedores de carteiras. Nada de trombadinhas, homens mesmos, na elegância de ternos, furtavam o dinheiro dos demais passageiros, sem deixar vestígios Estilo que, com o passar dos anos, se transformou em furtos nos vagões de metrô, sem falar nos arrastões - sempre eles - nos ônibus.

E para ser um típico paulistano, é preciso estar na moda, claro. Ou, neste caso, se adaptar a ela. Semana passada, fui jantar com uma amiga em um restaurante nos Jardins. Descobri, durante a noite, como ela escolheu o lugar. Na frente do estabeleciemento é proibido parar carros, não há como, o que diminui a chance de uma fuga rápida para os criminosos. A porta do restaurante é grande, pesada, e se manteve fechada -- outra dificuldade. Por último, sentamos no mezanino, um lugar estratégico que nos permitia observar o movimento do restaurante.

Ficamos seguros? Óbvio que não. Apenas seguimos tendências. E como no mundo fashion tudo não dura mais do que duas estações, imagino se já há alguém criando a nova moda Primavera-Verão...

Um comentário: