segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"Meu Deus, estou aqui?"


Pouco minutos para a meia-noite um frio de quase zero grau, e eu nas ruas de Nova York. Em frente à Macy's, uma das maiores e mais tradicionais lojas do mundo. A carteira estava bem guardada no bolso. Nas minhas mãos, somente a câmera, para fazer a matéria do Black Friday, a mega liquidação americana.

Entrei na loja poucos minutos antes de abrirem as portas. E pensei: "Meu Deus, estou aqui." Por mais que já tenha alguns anos de profissão (melhor não entrar em detalhes de idade), de vez em quando ainda me pego admirado por estar em certos lugares, em certas situações.

Uma das primeiras vez que isso aconteceu foi no 7 de setembro de 2001. Recém-formado, fui fazer uma matéria no Sambódromo de São Paulo, para o curso de jornalismo do Estadão. Minha irmã e meu cunhado foram juntos, para ver o desfile. No meio da manhã, ela me ligou - tinha conseguido entrar na área VIP, num camarote. Me perguntou onde eu estava. "Ao lado do governador", respondi.

Todo foca passa por isso. Confesso que senti um certo orgulho profissional. Depois do governador vieram vários outros políticos. E cada vez que consigo um mais, digamos, importante, volto a sentir este gostinho. Este ano, dez anos depois daquele setembro, lá estava eu, na sede da ONU em NY, a poucos metros de distância do Barack Obama. E mais uma vez, pensei: "Meu Deus, estou aqui".

Uma das minhas coberturas mais marcantes foi a 1a viagem internacional. O destino: Salzburgo, na Áustria (foto acima). Um lugar que tem um significado especial para mim, por causa da minha mãe. Ela é apaixonada pelo filme A Noviça Rebelde, que se passa justamente nesta cidade. O mais curioso: voltei de viagem justamente no dia do aniversário dela. É claro, com várias lembranças na sacola e muitas fotos para mostrar. Até hoje, revejo o filme, reconheço os cenários, e não acredito que estive lá.

E voltando à matéria do Black Friday... Depois de terminada a maratona da madrugada, lá estava eu, na Macy's, com a carteira no bolso e a câmera na mão. Hora de inverter as posições. Coloquei a carteira na mão, a câmera na mochila (meu bolso não é tão grande assim), e fui às compras. Afinal, se é pra ficar encantado por estar num lugar destes, melhor deixar o encantamento ficar completo!

8 comentários:

  1. Dá-lhê mestre. Me vejo em situações parecidas. Porém, não tão importantes. Mas, a luta continua e pessoas como você incentivam acreditar que posso chegar onde almejo. Grande abraço e segue firme na caminha e na busca pelos teus objetivos que tu é uma das pessoas que me orgulho de ter conhecido e convivido.

    ResponderExcluir
  2. Adorei queridôncio! Aproveite, vc merece! bjones

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Má!!!!
    Fez muito bem em deixar a câmera um pouco de lado, afinal, você merece!
    E algo me diz que você ainda vai pensar muitas e muitas vezes: "Meu Deus, estou aqui!?!?!"
    Beijo enorme

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Mamed,,em uma dessas viagens eu tive o previlégio de estar junto,Salzburgo na Áustria,foi a nossa primeira de várias outras que vieram.Aliás vc poderia dizer essa fraze em muitas outras situações,, lembra,na copa do mundo da Africa?Estivemos na maior e mais profunda mina de ouro do mundo,,passeamos ao meio de leões inclusive vc fez uma passagem ao lado de um deles,no restaurante carnívore onde saboreamos carne de zebra,guinú,crocodilo,e outras mais,no parque dos terriveis alligator,vc gravou com uma piton nas costas,ainda me lembro quando chegamos em frente ao monumental soccer city,ali também dissemos meu Deus estou aqui.Enfim meu brother tenho certeza que repetirá muitas e muitas vezes essa fraze:"MEU DEUS,ESTOU AQUI"?

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Vinícius! Mas vc já esteve em coberturas gdes, a sua do Haiti deve ter sido memorável, ainda mais pra um estudante, na época!
    Paula (a anônima) e Gi, beijo pras duas...
    E Olympio, lá na África a gente se perguntava todo dia: Meu Deus, estou aqui? Lembra lá no Soccer City, parecíamos crianças abobalhadas hahaha. Abs

    ResponderExcluir
  6. Eu estou aqui ha um mes acompanhando seu trabalho de perto (viva o black friday!!). Foi um prazer. Mesmo. Responsavel, competente, concentrado no que faz, alem de um handsome man...rs...
    Vc vai muito mais longe do que imagina...
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Aaaaaah que delícia! Vc está sim aí e MERECE estar! Vem se superando a cada dia e enchendo a amiga aqui que está longe de orgulho. Continue assim!

    ResponderExcluir
  8. Marcelo,

    Sempre bom ler teus texto. Parabéns pela bela escrita. E que o Senhor conserve e te proteja para que possas continuar brindando o público em geral e os amigos em particular com essas matérias!!!

    Forte abraço, roberto.

    ResponderExcluir