segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sobre o E.T. e um garoto de 3 anos...


A aula de inglês, aos sábados, costumava ter gente mais velha. Havia apenas dois adolescentes com 18 anos. Eu estava com 22. O tema era filmes marcantes, e logo tasquei: "E.T., o Extraterrestre, que vi no cinema". Bastou esta frase para uma das teens me olhar com espanto e soltar um : "No cinema? Como você é velho!".

Se isso dito no começo da década passada me fez passar por velho, hoje, ao completar 30 anos deste clássico de Hollywood, nem sei qual reação os adolescentes teriam… Mas, digo com orgulho: Vi sim E.T. no cinema e este foi sim um filme marcante.

Vamos às explicações… É claro que a história de um garoto que faz amizade com um alienígena marca uma criança. A cena deles voando de bicicleta, com aquela lua imensa no fundo. A música tema que até hoje emociona. Mas não foi só por isso que o filme marcou.

Shopping Eldorado, São Paulo. Passeio de família num sábado à tarde. Estávamos todos lá, com os ingressos  comprados. Entramos na sala, nos sentamos, e eis que… faltou luz. Bem no início do filme. Bem no início de um filme sobre extraterrestres. Era tudo o que precisava para a imaginação daquela criança de três anos criar teorias conspiratórias na cabeça. Estariam os ETs por perto? Seríamos abduzidos?

Claro que nada disso ocorreu. Ganhamos ingresso para voltar outro dia, quando pudemos ver o filme. E eu pude me encantar com a história que até hoje me emociona… que até hoje traz de volta à minha mente aquela inocência do E.T. do Elliot, e a minha própria… que até hoje me faz olhar para os lados quando falta luz… só por precaução!

3 comentários:

  1. O mais impressionante é você se lembrar disso tudo. Afinal vc só tinha 3 anos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não vi ET no cinema, e só fui ver pela primeira vez anos mais tarde. Devia ter uns 14 anos! (ok, é muito absurdo, peço que releve, anyway...). Mas, foi uma emoção única, chorei horrores. Era véspera de ano novo, e assisti o filme deitada no colo da minha vó. Quando terminou, a saia dela estava cheia de marcas. Das minhas lágrimas... Foi algo inesquecível! =)

    ResponderExcluir
  3. Aí nos EUA, em Richmond (VA), tinha um cinema que passa filmes antigos todos os sábados. Esta é uma das muitas ideias que queria copiar no Brasil. Em NYC, no verão, eles passam filmes no Bryant Park e é tudo 80's. Então, meu caro, você não é velho porque viu E.T. no cinema porque provavelmente muito adolescente em Richmond ou em NYC deve estar assistindo aos Goonies na tela grande...
    Um beijo,
    Ivy

    ResponderExcluir