sexta-feira, 5 de agosto de 2011

São Paulo dos Mil Cheiros


Estava aqui pensando nas coisas que sentirei falta de São Paulo, e logo me surgiram eles: os cheiros. Não tem como negar que esta é uma cidade altamente olfativa, em todos os aspectos. Basta uma simples caminhada para se deparar com uma infinidade de odores, de deixar qualquer nariz confuso. E mais desnorteado ainda aqueles narizes que sofrem com a poluição paulistana.

Para que tem uma memória olfativa forte - como é o meu caso - a capital paulista nos apresenta diversos desafios. Há os odores indecifráveis (muitas vezes porque preferimos não decifrá-los) do vagão lotado do metrô no horário de pico. O aroma de boas-vindas com que o rio Tietê recepciona os nossos turistas. As partículas da fumaça dos mais diversos tons de cinza e preto do congestionamento, que insistem em grudar nas narinas. O peixe do pós-feira, impregnado no asfalto.

Mas há também outros, estes sim agradáveis. O perfume da nossa culinária - que aliás nem nossa é, e sim de todo o mundo. A fragrância das damas-da-noite , não aquelas que perambulam pela rua Augusta, mas sim a flor, que de vez em quando nos surpreende em algumas alamedas. Ou simplesmente o cheiro do mato molhado, num dia de verão, nos pedaços que restaram da Mata Atlântica - seja no meio da avenida Paulista ou na Serra da Cantareira.

Sim, São Paulo é uma cidade de mil cheiros. E dentre eles, há um que me intriga. Quem passa pela marginal Tietê, sentido Catello Branco, sabe que, em alguns horários, um forte cheiro de alho toma conta do ambiente. É apenas um dos mistérios desta megalópole...

3 comentários:

  1. Acho que tem alguém fazendo uma tonelada de arroz por lá...

    ResponderExcluir
  2. E vc teria coragem de comer este arroz????? rs

    ResponderExcluir
  3. Há quem goste, mas posso dizer que a fama de Alphaville de "lugar do café" - devido à empresa (sem merchan, sem merchan) que tem na entrada da região - não é das minhas favoritas. Tentávamos combater o cheiro com flores e mais flores...das mais fortes às mais fracas. Mistura exótica, digamos assim. Bem melhor...

    ResponderExcluir